Prefeita Maria do Carmo fala da importância do Salão do Livro

Nesta quarta (16), a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, visitou o Salão do Livro e em entrevista exclusiva, retratou o crescimento e a importância do projeto na região Oeste do Pará, a responsabilidade da realização da edição passada para o município, além da possibilidade de os universitários terem direito ao crédito de livros em 2011. Confira a entrevista a seguir:

Prefeita, qual a sua opinião quanto a importância da realização do Salão do Livro no Oeste do Pará?

É a valorização dos nomes importantes da cultura e literatura local, isso é algo extremamente marcante, do ponto de vista da história, e principalmente para a história da nossa região. Devo enfatizar que Santarém é uma região muito rica em sua cultura, e que nunca antes foi valorizada.

O Salão do livro é sucesso a cada edição, as visitas só aumentam, qual sua visão sobre isso?

É o maior evento literário da região, mas ao mesmo tempo é um evento de integração regional, social, de interesses sociais, bate papo, conversa, discussão, em um nível extremamente elevado. Qualifica-se a participação das pessoas, na vida e na rotina da cidade e da região, além de ser um evento que tem uma conotação comercial muito grande, pois circula riquezas.

É perceptível o interesse das crianças, tornou-se o despertar de um novo tempo.  Valorizam-se políticas sociais, já que o Salão faz parte do verdadeiro desenvolvimento.

Se o governo não realizasse mais o Salão do Livro, a senhora acredita que a população reagiria?

Acredito que a própria população iria se mobilizar, cobraria para ser feito algo parecido, por que faz parte do calendário da cidade e da cultura local, as pessoas já se apropriaram dessa idéia e não vão mais querer abrir mão.

A intenção do governo do Estado é passar a responsabilidade do Salão do Livro para o município?

Sim. O governo do estado prepara, faz os incentivos e a cada ano que passa a Secretaria de Cultura tem mais responsabilidade sobre o evento. É um processo de direito didático, para fazer os municípios entenderem a importância do investimento em eventos como o Salão do Livro.

É um processo de transição, o governo do estado começa e vai passando aos poucos o compromisso para o município. É difícil assumir todas as responsabilidades, mas priorizamos e compreendemos a importância da Salão do Livro.

Qual a importância das acadêmicas de jornalismo, por exemplo, estarem interagindo no evento através da Assessoria de Imprensa?

Vejo a participação de uma forma muito positiva, é muito bom que a academia participe, aqui tem educação, cultura, essa troca de conhecimento só engrandece esses futuros graduados. Está sendo dado um viés importante e diferenciado.

Sei que o trabalho da assessoria de comunicação é voluntário, parabenizo as estudantes pela contribuição. Este trabalho está sendo notado em toda a cidade.

Assim como os professores da rede municipal e estadual, é possível que os acadêmicos recebam créditos de livros para 2011?

Estamos com essa pretensão, várias possibilidades estão sendo analisadas, estamos vendo, acho importante que seja dado. Talvez possamos realizar parceria com empresas, contribuindo com um determinado valor. Ao invés de montar um estande, usar o recurso financeiro para dividir entre as instituições, para que possam premiar os alunos com crédito de livros.

A prefeita enfatizou ainda a possibilidade para 2011, de trazer editoras que tenham livros de acordo com os cursos superiores oferecidos em Santarém, propocionando mais facilidade para os acadêmicos adquirirem os  livros que necessitam.

 

 

Prefeita Maria do Carmo

Celso Lima, Maria do Carmo, Jarle Aguiar e Emir Aguiar

Prefeita Maria do Carmo, com algumas integrantes da Assessoria de Imprensa do 3º Salão do Livro, Aritana Aguiar, Natashia Santana, Adriana Marinho e Heliane Medeiros

 

Reportagem: Aritana Aguiar

Edição: Natashia Santana

Fotos: Heliane Medeiros e Zeza Medeiros

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s