Professores debatem como promover a igualdade racial no ambiente escolar

A oficina Diversidade Etnicorracial – Implementação da Lei 10.639/03 na Educação Básica reuniu profissionais da educação básica interessados em conhecer a lei e as estratégias formuladas para a implementação desta na rede municipal de ensino.

A Lei 10.639/03 obriga o ensino de História e Cultura Afrobrasileira, a luta dos negros no país e a contribuição do povo negro nas áreas social, política e econômica referente à história do Brasil.

De acordo com Cláudia Neves, da coordenação de Educação e Diversidade Etnicorracial, a oficina tem o objetivo de repassar aos professores métodos de como trabalhar essas questões em sala de aula, que metodologia utilizar para dar visibilidade aos alunos negros e educar visando a igualdade racial.

“É preciso que o aluno entenda que deve respeitar o outro pela pessoa que é e não pela cor da sua pele”, disse.

Assuntos como racismo e preconceito foram abordados e debatidos entre os participantes. As instrutoras ministraram a oficina de forma dinâmica através de vídeo e músicas conhecidas como Respeitem meus cabelos brancos, de Chico César e Sorriso Negro de Ivone Lara.

Segundo a professora de Matemática Ana Célia Cabral, o estudo dessas questões é muito importante para que o educador saiba como proceder diante de uma situação de discriminação em sala de aula. Para ela o melhor método é tratar a todos por igual.

Reportagem e fotos: Daniella Lopes

Anúncios
Esse post foi publicado em Oficinas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s