Livro destaca o comportamento da família atual

A psicóloga e escritora Arlete Figueiredo participou na noite deste domingo (13) de um Encontro Literário, como parte da programação do 3º Salão do Livro. Na ocasião, o público prestigiou um bate papo com a escritora que abordou tema de relacionamento familiar, assunto de seu primeiro livro, Família Viva.

A publicação consiste em uma coletânea de artigos sobre orientação aos pais quanto a importância da presença deles na vida dos filhos. Segundo Arlete, a ausência do pai no desenvolvimento dos filhos acarreta uma série de problemas. “Um deles refere-se a opção homossexual, pois a falta da figura paterna, que tanto a criança gostaria de admirar e de obedecer, sua ausência deixa sempre uma lacuna”, disse.

Outra situação que está provocando impactos negativos na formação da sociedade contemporânea é a fuga das crianças e adolescentes pela falta de uma referência na família, representada na figura paterna.

A fuga mais freqüente é o isolamento dos jovens junto ao computador e outras opções oferecidas pela febre das invenções tecnológicas, que atraiu o mundo para dentro das casas, mas distanciou mais os filhos dos pais. “Muitas vezes esse adolescente se torna esquizofrênico, porque só tem convívio com a máquina, o computador e a comunicação humana fica em segundo plano”, afirmou a psicóloga.

Algumas famílias colocam Deus como referencial, mas a escritora acredita que quando a família não tem um referencial masculino, deveria evidenciar a figura de Jesus como uma identidade, para que aquela criança se torne mais participativo na comunidade e na sociedade.

Segundo ela, uma pessoa que não se socializa está sempre exposta aos transtornos obsessivos, sintomas compulsivos, bem como a manifestação de cacoetes diversos. O isolamento social é extremamente perigoso. Esse é um grande desafio que precisa ser superado pela era da comunicação, no início do século XXI.

Arlete Figueiredo

Reportagem: Daniella Lopes

Edição: Ednaldo Rodrigues

Foto: Heliane Medeiros

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s